Quando fazemos uma simples pesquisa sobre o significado da palavra ‘crise’ nos deparamos com a seguinte definição: “o momento que define a evolução de uma doença (para melhor ou pior)”. Mas, para deixarmos essa definição mais adequada ao contexto deste artigo, optamos por dizer que a crise se resume em qualquer tipo de ação que seja capaz de deixar sequelas ou levar a vítima a um estágio mais crítico, podendo chegar à morte. 

 


Com base na explicação acima, você conseguiu entender que todos nós estamos suscetíveis a crises, principalmente quando tratamos de empresas, autoridades ou pessoas públicas, seja por uma conduta inadequada, desastres naturais, escândalos financeiros e políticos, entre outras situações sensíveis.

 

Na era da exposição exacerbada nas redes sociais, uma crise pode gerar danos sem precedentes. Por isso, todo cuidado é pouco, principalmente se a instituição ou pessoa pública não contar com uma equipe especializada capaz de gerenciar todas as situações que podem gerar  crises.

 

 


De modo geral, é possível prever uma crise. Para tal, o ideal é que, antes que ela se instale, já exista um plano de gerenciamento para que as ações para enfrentá-la sejam mais ágeis e assertivas, minimizando os impactos nas imagens/marcas. Em momentos de crise, a credibilidade, reputação e confiabilidade estão em jogo, por isso batemos na tecla que, antes de qualquer coisa, contar com um time que analise as possíveis crises e as estratégias que serão adotadas para minimizar os impactos que podem ser causados é mais que necessário: é uma lei que não pode ser violada.

 

Em momentos tão delicados, você precisa estar preparado para agir, saber o que responder, entender o momento de prestar esclarecimentos sobre o episódio, sem vitimismo  e com a máxima clareza e verdade dos fatos.  Esses fatores, em geral,  geram confiança, solidariedade de parte do público não afetado  e reduz o impacto, não só de imagem, mas também financeiro. 

 

 

Quem se preocupa com imagem e reputação, deve estar sempre atento ao que acontece ao seu redor.  Ter um olhar crítico sobre todas as ações, avaliar os cenários, inclusive fora da própria estrutura, são elementos que contribuem para reduzir danos, caso algo saia do controle.

 

Imagens meramente ilustrativas cedidas pelo Freepik

 

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Em breve, estaremos com novos artigos sobre o gerenciamento de crise e suas vertentes.