A Assessoria de Imprensa é uma ferramenta da área da comunicação responsável por manter o relacionamento entre instituições de qualquer natureza com os mais variados meios de comunicação. Esse serviço, também, pode e deve ser ofertado para profissionais liberais de qualquer segmento, além dos organismos públicos, privados e do terceiro setor.

 

 

Em todos os casos o objetivo é o mesmo: dá visibilidade às ações dos assessorados, fortalecendo a sua imagem perante os público-alvo e sociedade em geral, bem como gerando conteúdo para que as mais diversas mídias possam publicizar de forma gratuita, espontânea e positiva. Você deve estar se perguntando: de forma gratuita? Sim, é isso mesmo! E nós explicamos porquê!

 

Diferente da publicidade onde se paga anúncios, em espaços previamente estabelecidos nos veículos de imprensa para garantir a divulgação de marcas ou pessoas visando potencializar a sua visibilidade, o assessor tem como principal ativo o relacionamento estabelecido com os colegas jornalistas multiplatoformas (jornais, rádios, tevês, sites, blogs, etc). A esses profissionais são oferecidas algumas sugestões de temas, chamados no jargão jornalístico de pautas sobre assuntos de interesse dos assessorados, transformando-os notícia não paga.

 

Através dos serviços da assessoria de imprensa, o cliente se torna cada vez mais presente nos meios de comunicação e  mais preparado para enfrentar os desafios impostos pelos meios de comunicação.

 

Como saber se preciso de uma assessoria de imprensa?

 

 

A assessoria de imprensa foi pensada para pessoas ou corporações que necessitam de um profissional capaz de estabelecer o diálogo entre assessorado e grande público; de humanizar as relações e promover a transparência por meio das informações emitidas aos meios de comunicação.

 

O profissional da área da comunicação é responsável por, através do seu olhar apurado, transformar o cotidiano do seu assessorado, suas ações e atividades em geral em notícias e materiais de interesse, não só dos meios de comunicação, mas também, da sociedade, afinal a notícia é a junção entre importância e interesse. Assim sendo, se o assunto é importante e contribui com a coletividade, a chance dele se transformar numa boa matéria é muito grande. Sem contar que esse assessorado, por essas suas aparições espontâneas e com conteúdos relevantes, vai ser sempre lembrado pelos jornalistas como uma excelente fonte de informação sobre o setor no qual atua.

 

Não há exagero em dizer que a Assessoria de Imprensa é uma espécie de anjo da guarda das empresas e de pessoas dos mais diversos mercados, pois ela dá voz, torna visível e forte a presença do assessorado na mídia de forma geral. Além dessa visibilidade positiva, o assessor também é a figura que vai gerenciar possíveis crises de imagens, fazendo intermediações entre as organizações ou quaisquer outros atores com a mídia e com a sociedade, na perspectiva de evitar – ou minimizar ao máximo – possíveis arranhões à marcas/imagens.

 

 Entendeu a importância de um assessor de imprensa? Percebe que tê-lo ao seu lado é uma estratégia assertiva para ajudar a dar um boom na sua carreira/negócio de forma prática, positiva e empolgante?

 

Imagens meramente ilustrativas cedidas pelo Freepik

Esse artigo foi útil para você? Deixe o seu comentário e nos conta sobre o que gostaria que falássemos numa próxima publicação!

Obrigada!